As novidades do Supercars Endurance de 2026
- SuperCars Endurance GT4 South

- 48 minutes ago
- 2 min read

O Supercars Endurance prepara-se para entrar em 2026 com um conjunto de novidades estruturantes, impulsionadas pelo crescimento sustentado do campeonato e pelo interesse crescente que continua a suscitar não só na Península Ibérica, mas também no restante espaço europeu.
A solidez desportiva alcançada nos últimos anos cria as condições ideais para uma evolução equilibrada e estratégica do formato do Iberian Supercars, Campeonato de Portugal de Velocidade e Supercars España.
Um passo marcante para 2026 será a separação plena das grelhas de GT4 e de GTC/Turismos. Depois do formato testado com sucesso este ano em Portimão, em Jerez e no Estoril, a Race Ready decidiu adoptar este modelo em todas as provas do próximo ano, permitindo que cada categoria disponha dos seus próprios testes privados de sexta-feira, treinos-livres, qualificações e corridas.

A medida resulta do aumento consistente das grelhas de partida e permitirá que pilotos, equipas e público beneficiem de uma leitura mais clara das batalhas desportivas, ao mesmo tempo que garante maior qualidade de tempo de pista. Todas as provas seguirão este formato, estando, contudo, esta opção no Circuito Internacional de Vila Real ainda por confirmar.
No capítulo das categorias e divisões, a GT4 manterá a sua estrutura actual: GT4 Pro, GT4 Pro-Bronze, GT4 Bronze e GT4 Am.
Já na GTC surgirá uma nova divisão a GTX Am, dedicada exclusivamente a pilotos amadores, enquanto a GTX tradicional continuará reservada a pilotos mais experientes. Estas duas divisões serão disputadas por carros GT4 já sem homologação e outros aceites pela organização, como é o caso, por exemplo, do Ligier JS2 R.

A divisão Cup permanecerá destinada a Gentlemen Drivers, que terão ao seu dispor carros que deram corpo a troféus monomarca, como é o caso do Porsche 911 Cup, nas versões 997 ou 991.1, ou o Ferrari 430 Challenge.
As alterações previstas para as divisões dos carros de Turismo passam pela criação de uma divisão conhecida por TC+, onde caberão máquinas como os TCR ou os BMW M2 dos troféus monomarca da casa bávara. A TC permanece inalterada, aceitando os Ginetta G40, Mini Cooper, Renault Clio Cup, entre outros. Uma terceira nova e excitante divisão será anunciada em breve em parceria com um construtor automóvel de prestígio.
Estas medidas visam consolidar o crescimento do Supercars Endurance – nomenclatura que engloba o Iberian Supercars, o Campeonato de Portugal de Velocidade e o Supercars España –, melhorar a qualidade do tempo de pista disponibilizado a pilotos e equipas e elevar o nível do espectáculo oferecido ao público, reforçando o posicionamento do campeonato como uma das plataformas de referência do automobilismo ibérico.






