top of page

Tudo por decidir nos GT4

  • Writer: SuperCars Endurance GT4 South
    SuperCars Endurance GT4 South
  • Oct 3
  • 4 min read

Updated: Oct 4


ree

O Circuito de Jerez Ángel Nieto será o palco de todas as decisões do Supercars España e as lutas pelos ceptros da categoria GT serão intensas em todas as divisões, esperando-se emoções fortes ao longo de todo o fim-de-semana.

 

O Supercars Endurance (entidade que engloba o Iberian Supercars, o Campeonato de Portugal de Velocidade e Supercars España) chega ao primeiro momento de grandes decisões, com a definição dos ceptros da competição espanhola, e, com 54 pontos ainda em jogo, são inúmeros os pilotos que podem celebrar no final do fim-de-semana andaluz, tanto nas divisões (GT4 Pro, GT4 Pro-Bronze, GT4 Bronze e GT4 Am), como na categoria GT.

 

ree

 

Categoria GT: Dupla da Racar parte em vantagem, mas…

 

Roberto Faria e Mathieu Martins lideram com 102 pontos, em Aston Martin Vantage AMR GT4. A dupla da Racar Motorsport fez da consistência o seu grande trunfo, mas o triunfo em Jarama deixou-os numa excelente posição para assegurar o seu primeiro ceptro.

 

No entanto, Nerea Martí e José de los Milagros, com duas vitórias já conquistadas esta temporada, estão a 28 pontos no BMW M4 GT4 (G82) da BMW Motorsport España; se em Jerez voltarem a mostrar a boa forma recente, poderão colocar os líderes sob pressão.

 

Não muito distante da dupla espanhola, está o duo constituído por Francisco Mora e Francisco Abreu, que somam 71 pontos no Toyota GR Supra GT4 EVO2. Os portugueses da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal também já provaram o sabor da vitória e mantêm a dupla líder ao alcance de uma boa jornada em Jerez.

 

A aritmética é simples: os três primeiros partem para um braço-de-ferro directo, mas o duo da Racar Motorsport parte em vantagem.

  

ree

Divisão GT4 Pro – Tudo em aberto 


A GT4 Pro condensa a luta de alto nível do ano. Faria e Martins também comandam com 105 pontos e chegam à decisão com uma ligeira vantagem, mas que não os pode deixar descansados.

 

Mora e Abreu surgem a 9 pontos (96); dependem apenas de si mesmos, podendo virar o jogo a seu favor com um fim-de-semana positivo. Martí e de los Milagros apresentam 88 pontos e a sua subida de forma recente deixa-os também numa situação em que podem garantir o ‘ceptro espanhol’ da temporada.

 

Num patamar abaixo, estão Tomás Guedes e José Carlos Pires (Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Speedy Motorsport), que entram em Jerez com 75 pontos, e César Machado (Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Speedy Motorsport), com 74, que venceu a primeira prova da temporada, em Portimão, ao lado de Rafael Lobato, mas dependem de excelência competitiva e de um percalço dos três primeiros para entrarem nas contas do ceptro.

 

ree

 

Divisão GT4 Pro Bronze – Decisão nos pequenos detalhes

 

Título em aberto por margens ínfimas. Guillermo Aso e Filip Vava (Mercedes-AMG GT4 da NM Racing Team) lideram com 107 pontos, com duas vitórias – uma em Portimão e outra em Jarama – que os levam até Jerez na dianteira. Contudo, a apenas 2 pontos, após o triunfo conquistado em Valência, Nuno Afonso e Alexandre Areia (Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Gianfranco Motorsport) somam 105 e mantêm uma pressão intensa.

 

Orlando Batina (Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Batina Racing) está igualmente na corrida ao título: encontra-se a apenas 5 pontos do topo (102), e chega embalado por um pódio e uma vitória em Valência ao lado de Sérgio Azevedo.

 

Mais atrás, Bruno Pires e Mark Kastelic (Mercedes-AMG GT4 da Lema Racing) contabilizam 73, também com uma vitória, mas o duo da equipa eslovena terá de realizar um fim-de-semana perfeito e esperar por contrariedades dos três primeiros para ter uma possibilidade de celebrar este título.

 

ree

 

Divisão GT4 Bronze – Duelo intenso

 

Na sua primeira temporada a tempo inteiro no campeonato, Ricardo Costa (Mercedes-AMG GT4 da NM Racing Team) comanda com 108 pontos, apesar de ter tido diversos colegas de equipa. As duas vitórias de Jarama deram-lhe uma vantagem, mas não pode descansar.

 

Vasco Oliveira e Francisco Carvalho (Aston Martin Vantage AMR GT4 EVO da Racar Motorsport) são fortes opositores e estão a apenas 11 pontos (97), lançando ao piloto do carro alemão uma intensa perseguição.

 

Num segundo anel de pressão, estão André Nabais e Miguel Nabais (Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Gianfranco Motorsport), com 68 pontos, e Andrius Zemaitis (Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Nokotech Racing by Speedy), com 63. Contudo, o piloto lituano esteve em destaque em Valência, com um jovem colega de equipa, Karel Staut, mas não pontuou para esta divisão, mas sim para a GT4 Pro-Bronze.

 

ree

 

Divisão GT4 Am – Braço de ferro ibérico

 

A GT4 Am chega ao circuito espanhol de 4.428 km como um duelo declarado. Smörg e Javier Macías  (BMW M4 GT4 EVO, Promotion Motorsport) lideram com 116 pontos, sustentados por duas vitórias em Jarama que lhes dão uma almofada curta.

 

A 15 pontos, Rúben Vaquinhas e Pedro Bastos Rezende (Aston Martin Vantage AMR GT4, Gianfranco Motorsport)  contabilizam 101 que têm no seu pecúlio três vitórias, constituindo uma ameaça real, sobretudo se mantiverem a elevada forma que têm ostentado; esta divisão é mais um motivo de interesse no evento andaluz.

 

ree

 

Competição de Equipas – Três armadas em luta

 

A Racar Motorsport está na frente na classificação de equipas, com 155 pontos, sustentada pela força das suas duplas de pilotos - as equipas com mais de dois carros têm que nomear dois carros para pontuar para esta classificação. A consistência ao longo da época, marcada por uma vitória e presenças regulares nos pódios, permitiu-lhe assumir a dianteira no somatório colectivo, ajudado pela consistência do segundo carro.

 

A perseguição é liderada pela Speedy Motorsport, com 137 pontos, ainda dentro do alcance da liderança, e pela NM Racing Team, que soma 121. Ambas dependem de um domingo perfeito para recuperar terreno, mas têm argumentos de velocidade e vitórias já conquistadas para forçar a decisão até à última bandeira na “catedral del motor”.

 

ree

 

Palco de decisões

 

O Circuito de Jerez Ángel Nieto será o palco de consagração do Supercars España, numa ronda que conta igualmente para o Iberian Supercars e para o Campeonato de Portugal de Velocidade. As sessões de qualificações estão agendadas para o dia 1 de Novembro, sendo que as duas corridas de 50 minutos serão disputadas no domingo, dia 2 de Novembro, dia em que se conhecerão os campeões de 2025 do Supercars España.


ree
ree

ree

 
 
 

Follow Us!

Subscribe !

  • Twitter - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
RaceReady-vector-sem-fundo.png
SuperCars GT4 South 
Race Ready, Iberian Historic Racing
Estrada de Paço de Arcos 66
2735-336 Portugal

(+351) 210 920 650

bottom of page